As gestões em diversas
áreas estão passando por grandes desafios decorrentes das inúmeras
mudanças econômicas, socio-culturais e políticas, tudo por uma postura capitalista, cujo modo dominante é a produção. Essas
mudanças influenciam diretamente no mundo do trabalho, no qual a administração
escolar não pode “fechar os olhos” para tais transformações. O principal desafio na área
educacional é a mudança de perfil dos profissionais que nela atua, visto que, não
mais se aceita uma escola com uma visão tradicional. Uma
escola que coloca seus alunos em uma sala de aula, onde a disciplina deve
ocorrer para que se consiga ministrar conteúdos fragmentados, com uma seqüência
rígida, sendo aplicados exercícios repetitivos com respostas prontas. Como Paulo Freire se expressou: "Não a uma escola que emudece e me emudece". Tudo isso
faz com que os alunos se afastem cada vez mais das escolas.
Atualmente nossas crianças
estão cada vez mais cedo tendo contato com novas tecnologias, como: telefones
celulares, microcomputadores, jogos eletrônicos, entre outros, mexendo assim
com a imaginação, a capacidade de comunicar-se e a facilidade de se conseguir
as informações desejáveis.
No entanto, a postura desejável
dos educadores tem que ser atuante, caminhando lado a lado do seu aluno,
percebendo as suas deficiências e necessidades, trabalhando a práxis e os
atributos comportamentais da criança. Mas para que isso ocorra, é primordial
que a gestão escolar realize um planejamento pedagógico participativo, envolvendo
todos os atores escolares (professores, alunos, direção, comunidade), garantindo que todos se apropriem dos bens culturais
daquela sociedade, sem perder o foco principal da escola que é o aprendizado
do aluno.
Somente assim, conseguiremos preparar sujeitos com competências, não só intelectuais, mas habilidades e atitudes, principalmente a capacidade de agir, intervir, decidir e
também, valores morais, éticos e sociais. Para que os futuconhecimentos necessários para as várias situações na área trabalhista, nem sempre previstas ou previsíveis.
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