terça-feira, 27 de março de 2012

“O que caracteriza uma educação de boa qualidade?”


Nos dias atuais uma educação de boa qualidade está caracterizada para a formação da cidadania, ligada às relações em que o indivíduo tem com a sociedade onde vive. Pois desde pequeno devemos despertar em nossos jovens cidadãos, atitudes e valores conscientes, éticos e cívicos. Neste contexto, a escola possui um importante papel na vida das pessoas, principalmente na primeira infância, pois é através da educação que se construí na consciência humana, o desejo e a busca do conhecimento, tanto de si como da vida, o que os norteará por todos os tempos.
No entanto, para que desde cedo se inicie o sentimento de cidadania é preciso que o sistema educacional deixe o discurso de lado e coloque em prática os currículos escolares, com assuntos que envolvam diversidade, solidariedade, ética, responsabilidade social e ambiental, entre outros. Ter em mente que os alunos já chegam à escola com uma cultura de mundo e por isso, não se deve construir o conhecimento apenas para a produção e reprodução, mas para conduzi-lo na direção da humanização e emancipação do sujeito.
“A educação ao longo de toda a vida é uma construção contínua da pessoa humana, do seu saber, e das suas aptidões, mas também da sua capacidade de discernir e agir. Deve levá-la a tomar consciência de si própria e do meio que a envolve e a desempenhar o papel social que lhe cabe no mundo do trabalho e na comunidade.”             
DELORS, 2006: 243).      

Assim, conseguiremos mudar a realidade social, para que no futuro, nossos alunos tenham uma participação mais consciente e critica da vida cultural, social, política e econômica, podendo competir e se distacar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário