sexta-feira, 16 de março de 2012

Carta à Mãe


Cara Mãe,

Sou professor do seu filho. Estou precisando conversar com a senhora a respeito do Pedro Martins. Para adiantar o assunto, não sei se a senhora observou, mas o Pedro está apresentando dificuldade para ler e escrever. Ele está no nível que chamamos de silábico, isto é quando a criança pensa que cada letra é uma sílaba oral. Exemplo: Se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “boneco”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “bo”, uma para “ne” e uma para “co”.
Não é necessário que a senhora realize atividades de leitura e escrita, o que poderia dificultar o desenvolvimento dele, pois já estou realizando atividades para que ele consiga entender melhor como se processa a escrita das palavras.
Por esse motivo, peço que venha conversar comigo, para que possamos ajudar o Pedro a desenvolver melhor a leitura e a escrita. Acredito que juntos, conseguiremos que até o final deste ano letivo, ele consiga atingir o nível alfabético, que é quando a criança já consegue entender que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras.
Quando quiser comparecer à escola estarei à disposição para conversarmos.

Agradeço antecipadamente a atenção.

São José dos Campos, 12 de março de 2012.

Professor do Ensino Fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário