Sou professor do seu filho. Estou precisando conversar
com a senhora a respeito do Pedro Martins. Para adiantar o assunto, não sei se
a senhora observou, mas o Pedro está apresentando dificuldade para ler e
escrever. Ele está no nível que chamamos de silábico, isto é quando a criança
pensa que cada letra é uma sílaba oral. Exemplo: Se alguém lhe pergunta quantas
letras é preciso para escrever “boneco”, por exemplo, ele repete a palavra para
si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “bo”,
uma para “ne” e uma para “co”.
Não é necessário que a senhora realize atividades de
leitura e escrita, o que poderia dificultar o desenvolvimento dele, pois já
estou realizando atividades para que ele consiga entender melhor como se processa
a escrita das palavras.
Por esse motivo, peço que venha conversar comigo, para que
possamos ajudar o Pedro a desenvolver melhor a leitura e a escrita. Acredito
que juntos, conseguiremos que até o final deste ano letivo, ele consiga atingir
o nível alfabético, que é quando a criança já consegue entender que cada letra
representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem
sílabas de palavras.
Quando quiser comparecer à escola estarei à disposição para
conversarmos.
Agradeço antecipadamente a atenção.
São José dos Campos, 12 de março de 2012.
Professor do Ensino Fundamental
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